Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa




Mês da Bíblia 2012- Jesus no Evangelho de São Marcos.

Mês da Bíblia 2012- Jesus no Evangelho de São Marcos.

Mês da Bíblia 2012- Jesus no Evangelho de São Marcos.



Prof. Odalberto Domingos Casonatto

Embora o Evangelho de Marcos, não seja o primeiro do Novo Testamento (a ordem é Mateus, Marcos, Lucas e João) ele é considerado o primeiro evangelho que foi escrito, os estudiosos datam este evangelho um pouco antes do ano 70 a.C. Portanto já tinham se passado mais de trinta anos, da morte de Jesus. Segundo a tradição a família de Marcos morava em Jerusalém e Marcos teve a oportunidade de conhecer a Jesus na sua adolescência. Muitos atestam que ele acompanhou todo o processo de condenação de Jesus antes de sua morte. Foi um colaborador do apóstolo Paulo logo na sua primeira viagem apostólica a ilha de Creta. Supostamente seus familiares tinham origem desta região. Mas o gênio austero de Paulo fez com que se separassem, e Marcos permaneceu na ilha evangelizando seus parentes e Paulo seguiu sua viagem apostólica. Paulo mais adiante adota como companheiro de viagem Lucas, que se torna secretário em suas cartas e médico em suas enfermidades, pois Lucas tinha como profissão medicina. Mais tarde Marcos torna-se secretário de Pedro. Esteve na comunidade cristã Roma (formada de judeus-cristãos) onde colocou por o escrito a catequese e o ensino de Pedro que ele próprio chamou o nome de evangelho: boa notícia. Numa Roma que perseguia a comunidade cristã, e esta se escondia nas catacumbas as narrativas apresentando Jesus tinham como meta principal dar novo entusiasmo e sentido à vida para as pessoas perseguidas por Nero (64 d.C) em Roma. Foi um poderoso instrumento este evangelho de animação das pessoas que viviam em Roma no primeiro século.
Anúncios Google

Este evangelho continua animando os cristãos do século 21?

Sinceramente nos que evangelizamos dizemos que sim! O Papa Bento XVI, cheio de esperança acredita também.

Este evangelho de Marcos é um escrito sempre novo, que a cada vez que lemos, meditamos, e ouvimos nas celebrações litúrgicas poderá dar-nos nestes tempos de tantos progressos técnicos, científicos, humanos e espirituais um entusiasmo novo e a certeza que Jesus esta acima de todos os bens terrestres que construímos e obtemos. É tarefa nossa preservar esta riqueza que esta no evangelho de Marcos, precisamos valorizar este escrito, conservando nossa fé e segurança que nada esta perdido. A leitura e compreensão deste evangelho Marcos se torna um verdadeiro encontro pessoal com Jesus do evangelho esta possibilidade não pode ser perdida.
Somos desafiados a estudar e conhecer a "Jesus no Evangelho de Marcos. O mês da Bíblia lança esta proposta para todos os que amam a palavra de Deus. Podemos para isto utilizar a Leitura Orante da Bíblia que facilitará encontrarmos a mensagem verdadeira e descobrirmos o rosto de Jesus escondido no texto escrito. Ou também lermos com outros métodos que ajudarão no conhecimento do texto.


Mais Notícias


1 2 3 4 5 6 7 8 >>